Instituto Pensar - Revolução Brasileira: Fábio Malini é o convidado da live desta quinta

Revolução Brasileira: Fábio Malini é o convidado da live desta quinta

por: Ana Paula Siqueira

O pós-doutor e especialista em mídias digitais Fábio Malini é o convidado do 20ª live da série "Revolução Brasileira no Século 21?. O evento vai abordar ?as redes digiais? e será nesta quinta-feira (7), às 17h. O debate será transmitido pelo Socialismo Criativo e pelas redes do PSB.

Fabio Malini é ensaísta, professor e pesquisador sobre ciências de dados, redes sociais e Comunicação Política.

?A série de lives integra as discussões sobre a Autorreforma do PSB e é promovida pelo Instituto Pensar, o site Socialismo Criativo e o Partido Socialista Brasileiro (PSB). O evento também contará com a presença do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira; do membro do Diretório Nacional do PSB, Domingos Leonelli; e da integrante da direção da Juventude Socialista Brasileira (JSB) Juliene Silva. A mediação será feita por James Lewis.

Quem é Fábio Malini

Fábio Malini é professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), desde 2005, onde coordena o Laboratório de estudos sobre Imagem e Cultura (LABIC/UFES). Lá ele desenvolve pesquisas sobre ciência de dados, movimentos sociais e redes sociais, com especialidade em coleta, processamento e visualização de big data.

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em 2000, recebeu o Prêmio Intercom de Melhor Trabalho de Graduação com a monografia Do popular ao virtual: as políticas de comunicação nos governos municipais de Vitória (1989-2000).

É mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/CNPQ ? ECO-UFRJ (2002), onde defendeu a dissertação A Fuga dos Meios, sobre os impactos informacionais e políticos ocasionados pelos sistemas de compartilhamento de arquivo p2p. Foi o primeiro trabalho no campo das ciências da informação a abordar os sistemas distribuídos de informação na internet e os impactos sociais e políticas dessas inovações.

É doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), onde defendeu a tese O Comunismo das Redes, sobre a emergência da cultura p2p no campo da publicação multimídia, analisando os impactos da então web 2.0 na produção da comunicação política contemporânea. O trabalho foi indicado pela ECO como a melhor tese do Programa em 2007.

É jornalista midialivrista, atuando em coletivos independentes de mídia e especializado em cobertura colaborativa, videolivestreaming e no desenvolvimento de plataformas focadas em comunicação política.

Além de autor de dezenas de artigos sobre política e redes sociais. Escreveu, em co-autoria com Henrique Antoun (UFRJ), o livro A internet e a Rua (Sulinas, 2013).

Autorreforma do PSB e a Revolução Brasileira

Caio da Silva Prado Júnior foi um historiador, geógrafo, escritor, filósofo e político. Autor do livro "A revolução brasileira?, lançado em 1966, ele iniciou uma tradição historiográfica identificada com o marxismo, buscando uma explicação diferenciada da sociedade colonial brasileira.

"A teoria da revolução, para ser algo de efetivamente prático na condução dos fatos, será simplesmente ? mas não simplisticamente ? a interpretação da conjuntura presente e do processo histórico de que resulta. Processo esse que na sua projeção futura dará cabal resposta às questões pendentes. É nisso que consiste fundamentalmente o método dialético. Método de interpretação, e não receituário de fatos, dogma, enquadramento da evolução histórica dentro de esquemas abstratos preestabelecidos.?
Caio da Silva Prado Júnior

Ciclo de debates sobre a Revolução Brasileira

live também será transmitida pelo Facebook do PSB e do Socialismo Criativo. Já participaram do ciclo de debates o ex-ministro de Relações Exteriores e da Defesa, Celso Amorim; deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), presidente da Frente Parlamentar Ambientalista; o professor universitário e epidemiologista Pedro Hallal, a advogada, mestre em direito constitucional e especialista em gestão pública Isabel Figueiredo; o deputado federal e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática  da Câmara dos Deputados Aliel Machado (PSB-PR); o líder da Oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ); a antropóloga e ex-secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Claudia Leitão; o historiador e militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) Jones Manoel; a deputada socialista Lídice da Mata (PSB-BA); o governador do Maranhão, Flavio Dino; o deputado constituinte Hermes Zaneti; os economistas Marco Antonio Cavalieri e Luiz Gonzaga Belluzo; o geógrafo Elias Jabbour; o professor José Luiz Borges Horta; o socialista e ex-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) Jonas Donizette; e o mestre em cultura e sociedade Zulu Araújo.

Confira tudo o que rolou sobre a Revolução Brasileira.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: